Através da Comissão de Utentes, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Alcochete tiveram conhecimento da redução de horas impostas ao Centro de Saúde, tal medida traduz-se numa diminuição de consultas a disponibilizar à nossa população.
Lamentamos que a tutela não seja sensível às necessidades da população do Samouco que tem todos os utentes sem médico de família e que veem a situação agora agravada com a redução de 7 para 3 meios-dias, o período de consultas. Pois das cinco manhãs e duas tardes que se verificavam até 31 de Agosto passámos agora a somente três manhãs.
Estranhamos e lamentamos esta redução dado que no passado dia 25 de Julho, aquando da reunião com o Sr. Ministro, teve o Município oportunidade de informar das reais necessidades e urgências no reforço de médicos para este centro de saúde.
Ao tomar conhecimento desta triste realidade a CMA contactou de imediato o Coord. do Centro de Saúde – Dr. Carlos Afonso e o Sr. Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde – Dr. Miguel Lemos, tendo ambos informado que esta decisão tinha sido imposta pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) sem auscultação prévia do Centro de Saúde de Alcochete ou do Agrupamento de Centros de Saúde, onde se integra Alcochete.
Face a estas informações a Câmara Municipal de Alcochete endereçou já ofício ao Ministro da Saúde e à Sr.ª Presidente da ARS-LVT no sentido de exigir a reversão desta medida e a retoma da totalidade das horas da Srª Dr.ª Waleska Leal como se verificava até 31 de agosto. Tudo isto sem prejuízo das reivindicações da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal em colocar mais médicos de família e enfermeiros no Centro de Saúde e com vínculo permanente de forma a garantir os cuidados médicos a que toda a população tem direito.
Aguardamos respostas positivas por parte do Ministério da Saúde e ARS-LVT das quais informaremos prontamente a população.
Manifestamos desde já toda a disponibilidade para em conjunto definirmos estratégias de atuação no sentido da resolução do problema.

Samouco, 8 de setembro de 2017

Anterior Informação à População