Utilize o Balcão SNS 24 na Junta de Freguesia do Samouco

Este espaço está instalado na Junta de Freguesia e à sua disposição a partir de 1 de fevereiro.

O que é o Balcão SNS 24 ?

O Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aderiram ao protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.

Qual é o objetivo destes espaços?

O objetivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.

Quais são os serviços digitais disponibilizados pelo Balcão SNS 24 ?

Os serviços disponibilizados no Balcão SNS 24 são:

• consultas | teleconsultas (marcar |desmarcar| remarcar)
  • teleconsultas (realizar)
  • exames (consultar resultados)
  • guia de tratamento (consultar)
  • medicação crónica (renovar| consultar)
  • avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19
  • agendar vacinação COVID-19
  • emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação)
  • aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa
  • realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24
  • pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica
  • informação do utente (emissão e alteração de dados do utente)

Estes serviços são disponibilizados em outros locais?

Sim. Estes serviços podem ser disponibilizados pelos seguintes canais:

Como posso aceder ao Balcão SNS 24?

Existem duas formas diferentes de aceder ao Balcão SNS 24. Através do:

• acesso facilitado

Os serviços realizados através do acesso facilitado são sempre realizados pelo utente com o suporte do funcionário do Balcão SNS 24 . Nesta modalidade pode aceder aos serviços através da área pessoal do portal do SNS 24 e/ou SNS 24 via telefone ou site. Neste caso, será o utente a fazer a sua autenticação na área pessoal do portal do SNS 24ou a contactar o SNS 24 por telefone ou acedendo ao site.

• acesso mediado

Na modalidade de acesso mediado, os serviços são realizados pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da RSE | Área Administrativa. Para isso, o funcionário terá de fazer a sua autenticação nesta área.

Qual a diferença entre acesso facilitado e o acesso mediado?

acesso facilitado tem como objetivo dar ao cidadão as condições e o apoio para o próprio poder aceder aos serviços digitais e de telessaúde para que “faça você mesmo”.

Já o acesso mediado acontece quando o cidadão não tem as condições necessárias para efetuar os pedidos que necessita e, por isso, permite fazer-se representar por um profissional do balcão numa perspetiva de “fazemos por si”.

Quais são os requisitos para aceder ao Balcão SNS 24?

Pode aceder ao Balcão SNS 24 através:

• acesso facilitado:

Para aceder aos serviços acima indicados o utente deve:

Balcão SNS 24 deve ter:

• computador com câmara, som e Google Chrome instalado
  • leitor de cartões
  • aplicação do Cartão do Cidadão instalada
  • largura de banda mínima de 20 MB
  • acesso mediado:

Para mediar aos serviços acima indicados o funcionário do Balcão SNS 24 deve:

• ter um utilizador válido na RSE | Área Administrativa
  • ter telemóvel

Balcão SNS 24 deve ter:

• computador com câmara, som e com Google Chrome instalado
  • largura de banda mínima de 20 MB

Como posso fazer a ativação da chave móvel digital?

O pedido de ativação da Chave Móvel Digital pode ser feito através das seguintes formas:

• online:
    • no site autenticação.gov.pt – para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão com leitor de cartões, código PIN de autenticação e telemóvel
    • através do Portal das Finanças com os dados de acesso do portal das finanças – para cidadãos titulares de Cartão de Cidadão. Após preenchimento dos dados pedidos, o código PIN temporário da Chave Móvel Digital é enviado por carta para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, o cidadão poderá concluir a ativação da Chave Móvel Digital
  • presencialmente: para cidadãos com Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte, Título ou Cartão / Certificado de residência
    • serviços do Registo Criminal
    • serviços consulares portugueses
    • Balcões do Registo Nacional de Testamento Vital
    • Espaços Cidadão
    • Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC – Açores) – nas lojas que disponibilizam o serviço
    • Balcões do serviço, levantamento de um novo Cartão de Cidadão

NOTA: Para ativar a CMD com Título de Residência (cidadãos estrangeiros extracomunitários) ou Cartão/Certificado de Residência (cidadãos comunitários e seus familiares) é necessário o número de contribuinte.

• outros canais:
    • VODAFONE TV BOX: A Vodafone disponibiliza um conjunto de serviços digitais da Administração Pública, na APP Serviços Públicos na box da TV. Nesta APP pode ativar a Chave Móvel Digital. Disponível apenas para clientes com Cartão de Cidadão

Como posso fazer o registo na área pessoal do portal do SNS 24?

Para fazer o seu registo na área pessoal do portal do SNS 24 deve:

Será redirecionado para uma página onde irá selecionar se se pretende registar na área pessoal do portal do SNS 24 através da:

• Chave Móvel Digital (CMD) ou
  • Cartão do Cidadão (CC) ou
  • Número de Utente de Saúde

Os novos registos na área pessoal do portal do SNS 24 passam pela autenticação do utilizador através da Autenticação.Gov.

Após a autenticação será redirecionado para uma página para associar os dados de contacto da área pessoal do portal do SNS 24, nomeadamente um número de telemóvel e/ou um endereço de email.

Anterior Eleições Legislativas 2022