Junta de Freguesia do Samouco: brasão

A Junta de Freguesia do Samouco deliberou abrir o cemitério, no próximo dia 3 de maio, Domingo, de forma excecional, por ocasião do Dia da Mãe, permitindo aos utentes que pretendam velar os seus entes queridos já falecidos, o acesso a este importante espaço de memória.

O cemitério estará aberto, entre as 9h00 e as 13h00 horas e obedecerá às recomendações da Direção Geral da Saúde, limitando-se a permanência de 15 pessoas, em simultâneo, no interior do espaço.

Durante o período de abertura, as instalações sanitárias estarão encerradas e não será disponibilizado o fornecimento de água nem dos equipamentos para trabalhos de limpeza e manutenção das sepulturas, potenciais fontes de transmissão do vírus.

A permanência de cada utente no cemitério deverá resumir-se a 20 minutos, tempo estritamente necessário, para a colocação de flores ou velas, não sendo este período usado para compor as sepulturas.

A Junta de Freguesia recomenda, ainda, que os utentes cumpram algumas regras, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e estarem munidos de produtos para a higienização das mãos e de máscara. Deverão também adotar medidas necessárias para proteger os grupos de cidadãos mais vulneráveis.

O não cumprimento do estipulado pode levar à saída do utente ou ao encerramento imediato do cemitério.

Esta iniciativa tem apenas como objetivo proporcionar o acesso ao cemitério por ocasião do Dia da Mãe, uma vez que este equipamento está encerrado ao público desde 21 de março, por motivos da pandemia do COVID-19, abrindo apenas para a realização de serviços fúnebres.

Anterior Igreja de São Brás é iluminada de azul no âmbito da prevenção contra os maus-tratos na infância