Foi com um Salão Nobre repleto que, no passado dia 8 de março, a Junta de Freguesia comemorou, com a dignidade que merece esta data de extrema relevância para as mulheres, o Dia Internacional da Mulher.

Para o Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Ferreira, “este é um dia que deve continuar a ser assinalado e comemorado pois, apesar de alguns avanços, os direitos das mulheres enquanto trabalhadoras, cidadãs e mães, condição necessária para que possam viver, trabalhar e participar em igualdade em todas as esferas da vida, ainda se encontram muito aquém daquilo que é exigido a uma sociedade que se quer evoluída.” Considerou ainda que “hoje, ao contrário do desejável, continua a verificar-se o fosso entre a lei, a vida e as reiteradas promessas de igualdade que têm servido para ocultar as consequências negativas na vida das mulheres, em resultado da generalização da precariedade laboral, desregulação de horários, baixos salários, discriminações salariais, degradação do seu estatuto sócio-profissional, privatização dos serviços públicos e degradação das funções sociais do Estado, ausência de eficácia nas medidas de prevenção e combate à violência doméstica, a par da ausência de mecanismos de proteção às mulheres prostituídas, uma forma brutal de violência deliberadamente desvalorizada e muitas vezes silenciada”, garantindo que a “Junta de Freguesia estará, como sempre esteve, ao lado das mulheres e apoiará todas as ações de luta no combate à exploração, às desigualdades, às discriminações e violências que diariamente recaem sobre as mulheres, contribuindo para uma sociedade seja mais justa e igualitária.”

Sendo o reconhecimento uma forma de estar do executivo da Junta de Freguesia ao longo deste mandato, a sessão solene de comemoração do Dia Internacional da Mulher contou com o reconhecimento público à Dra. Fernanda Maria Ervedoso Gomes, uma “Samouqueira de gema”, no âmbito do trabalho desenvolvido, ao longo de 28 anos de carreira, na especialidade da medicina – ginecologia e obstetrícia, que tem abraçado com o empenho, a profundidade e o humanismo de quem ama, mas, igualmente, com a inquietude de quem procura compreender e seguir o melhor todos os dias em prol da dignidade das mulheres.

Pedro Ferreira, considerou ainda que este reconhecimento também estava intimamente relacionado com o facto de “ser difícil encontrar alguém na nossa vila que não tenha qualquer familiar cujo nascimento não tenha acontecido pelas mãos e inteligência da Fernandinha, nome como é conhecida e gosta de ser tratada”, afirmando que o “Samouco muito lhe deve.”

Concluiu a sua intervenção transmitindo o orgulho que sentiu ao pesquisar na internet e “ver muitos comentários carregados de elogios em diversos fóruns, fazendo referência à Dra. Fernanda Gomes como uma médica atenciosa, sempre disponível, meiga, simpática, excelente, muito humana, que nos acalma e com grande coração.”

Numa sessão carregada de emoção, a Drª Fernanda Gomes, agradeceu o gesto da Junta de Freguesia afirmando, com a sua humildade característica, que este era “um reconhecimento a uma pessoa simples e a todas as mulheres”.

A sessão contou também com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, que se referiu à importância da celebração deste dia.

Após uma oferta simbólica a todas as mulheres, seguiu-se um momento musical pelo “Duo Contratus” que deliciou todos os presentes, que puderam ainda degustar o tradicional Bolo de Soda do Samouco.

Anterior Samouco homenageia médica da terra no Dia Internacional da Mulher