No passado dia 15 de Dezembro o Salão Nobre da Junta de Freguesia foi palco da sessão solene comemorativa do 15º aniversário da elevação do Samouco à categoria de vila.

Em 9 de Dezembro de 2004, a Assembleia da República, aprovou por unanimidade, um projecto de Lei, com um artigo único: A localidade de Samouco, sede de freguesia do mesmo nome, no concelho de Alcochete, é elevada à categoria de vila.”

O Presidente da Junta de Freguesia referiu que “esta é uma data que, para nós autarcas e para a população da Freguesia de Samouco, deve ser encarada com enorme orgulho… que nos marca, que nos move de grande alegria, que nos enche de orgulho.”

Orgulho porque, hoje relembramos a evolução da nossa terra ao longo dos anos, a forma como foi crescendo, como a população foi tendo melhores condições de vida e como se foi dotando de equipamentos. Orgulho, porque hoje também relembramos e reconhecemos o papel das colectividades, de uma das mais importantes conquistas de Abril, do Poder Local Democrático e o trabalho de mulheres, de homens e de instituições que muito contribuíram para que fosse possível termos atingindo este estatuto que muito nos honra.”

Aproveitou para sublinhar que “estamos numa altura em que o Poder Local Democrático continua a ser fortemente atingido, onde se assiste ao empurrar de encargos para as autarquias e a um desresponsabilizar do Estado num processo de descentralização que agravará desigualdades e prejudicará a população” e que “as freguesias necessitam de um quadro de competências próprio, claro, universal, preciso e delimitado das freguesias (com os respectivos meios), pois constitui atribuição inata das mesmas a prossecução dos interesses das populações, mediante as necessidades colectivas de cada comunidade.”

Destacou que “descentralizar envolve a regionalização, pois sem a qual não haverá uma delimitação coerente de competências entre os vários níveis de administração, incluindo a transferência de poderes para planear, programar e executar as infraestruturas e equipamentos necessários.”

Lamentou ainda “os constrangimentos que, a todo o custo, diariamente alguns nos tentam impor, na certeza de que continuaremos a nossa gestão autárquica com confiança, determinação, e disponibilidade, de forma séria, empenhada, transparente, rigorosa e exigente, de equidade, tendo presentes os desígnios do Trabalho, Honestidade e Competência, factores essenciais para encararmos este compromisso para fazer mais, para fazermos cada vez melhor, para com a população podermos continuar a fazer do Samouco uma vila onde continue a dar gosto residir e visitar.”

Nas comemorações do 15º Aniversário da Elevação do Samouco à categoria de Vila, o Executivo da Junta de Freguesia, reconheceu e agradeceu publicamente o enorme trabalho e o contributo da direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, para a promoção da cultura da nossa terra.

Pedro Ferreira, aproveitou a cerimónia para recordar que “o dia 1 de Dezembro de 2019, o dia do centenário da Sociedade Filarmónica, me marcará, nos marcará, para sempre. Um dia de enorme orgulho, emoção e satisfação que são indescritíveis.”, sublinhando que foi “um dia repleto, que começou com a inauguração do monumento aos 100 anos Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, cumprindo o executivo da Junta de Freguesia mais uma promessa eleitoral sufragada pela população em Outubro de 2017.”

Referindo-se à direcção da Sociedade Filarmónica, enalteceu o trabalho de “um grupo de pessoas que, diariamente, faz desta uma colectividade com uma actividade intensa, múltipla e vitalidade invejáveis… que, diariamente, se empenha, trabalha, veste a camisola, rouba tempo à família, perde dias e noites, concorrendo para um objectivo comum, elevar o nome da Sociedade Filarmónica e, consequentemente, da vila de Samouco.”

A sessão solene foi ainda abrilhantada pelo Ensemble de Clarinetes e Percussão da Sociedade Filarmónica, que, de forma sublime, alegrou todos aqueles que marcaram presença.

Confira aqui as fotografias:

Anterior Comemorações do 15º Aniversário de Elevação do Samouco a vila