Foi com “casa cheia” que, no passado dia 10 de Setembro, a Escola Básica do Samouco foi palco da inauguração de uma exposição alusiva aos seus 70 anos. Sete décadas de histórias e aprendizagens, retratados de forma a fazer recordar todos aqueles que um dia passaram pela Escola Primária.

Para o Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Ferreira, esta “é uma exposição que muito marca a vida da nossa freguesia”, sendo “um orgulho enorme estar a reviver os 70 anos de um espaço de eleição da vila do Samouco”.

Considerou que ainda que “as escolas são espaços de eleição pois são instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem estar das pessoas, das organizações e das sociedades democráticas baseadas na cultura integral das crianças, apontando para o desenvolvimento crescente das suas qualidades do ponto de vista físico, intelectual, moral e artístico, capaz de as preparar para uma intervenção activa e consciente na sociedade, transformando-as em agentes da mudança no sentido de uma sociedade mais justa, avançada, mais igualitária e solidária.”

Através do incremento do bom relacionamento com a comunidade educativa, esta exposição vai ao encontro dos objectivos e projectos propostos para o presente mandato. Nela é possível encontrar os muitos projectos que se desenvolveram e que contribuíram para a formação integral das crianças que a habitaram, promovendo a sua consciência ambiental, a adopção de hábitos saudáveis e de preservação das suas tradições culturais, projectos que, em grande parte, contaram com o apoio da Junta de Freguesia que, também neste âmbito, sempre manteve uma proximidade à escola.

Através da fotografia e de diversos objectos utilizados no passado, procurou-se traduzir as vivências, alegrias, trabalhos, brincadeiras e obras que melhoraram este espaço, e que permitiram às crianças terem melhores condições de ensino.

Em suma, uma exposição única, repleta de boas recordações que alegrou e emocionou todos quanto a visitaram.

O executivo da Junta de Freguesia não pode deixar de enaltecer e agradecer o excelente trabalho desenvolvido pelas professoras Isabel Cristina Fernandes e Fernanda Veríssimo, pela coordenadora, professoras e pessoal não docente da Escola Básica do Samouco. Agradecimento extensível também a todas e todos que, através da cedência de fotografias, outros materiais e informações, possibilitaram a concretização desta exposição e à empresa Imagens Vibrantes, pelo apoio na impressão dos painéis.

A todos os que visitaram a exposição, o nosso obrigado.

Anterior Junta de Freguesia reivindica mais e melhores cuidados de saúde