Junta de Freguesia do Samouco: centro de saúde

Foi ontem, dia 14 de Novembro, que a Junta de Freguesia do Samouco, na figura do Presidente Pedro Ferreira, se reuniu com o Sr. Director do ACES do Arco Ribeirinho – entidade que tutela a nossa extensão de saúde – o Dr. Miguel Lemos. Na reunião foram discutidas as preocupações do executivo relativamente à falta de médico de família no centro de saúde da freguesia para atender às necessidades da população.

Recordamos que, no dia 1 de Novembro, a Sr.ª Dr.ª Waleska Leal cumpriu o seu último dia de trabalho e sabemos agora que essa decisão por parte do ACES decorreu de um decreto governamental de redução de 35% das horas prestadas pela empresa, incidindo esta orientação nas zonas em que existe menos população sem médicos de família, lesando assim a população do Samouco. Infelizmente, é essa a regulamentação do governo, sobre a qual não temos qualquer controlo.

Após o conhecimento dessa notícia, a Junta de Freguesia, em conjunto com a Comissão de Utentes do Samouco, mobilizou esforços para dar a conhecer a realidade da nossa situação e reivindicar a reposição das condições de saúde que a população do Samouco merece. Assim sendo, entrámos de imediato em contacto, no dia 7 de Novembro, com o Sr. Dr. Carlos Afonso, responsável pelo Centro de Saúde de Alcochete, tendo-nos sido comunicado que a reposição do serviço médico aguarda decisão da ARS-LVT, estando previsto que o mesmo será efectuado pela Dr.ª Custódia Estrada. O comunicado foi por nós divulgado e pode ser consultado aqui.

Até a situação estar resolvida definitivamente foi-nos confirmado que os serviços mínimos do Centro de Saúde do Samouco iriam ser assegurados pelos médicos do Centro de Saúde de Alcochete, a partir de dia 13, segunda-feira, apenas durante o período da manhã, não satisfazendo o mesmo as necessidades da população.

Podemos agora confirmar, depois da reunião o Dr. Miguel Lemos, Director do ACES, que é verdade que as diligências estão a ser tomadas no sentido de a reposição do serviço médico ser assegurado, a tempo inteiro, pela Dr.ª Custódia Estrada, não se sabendo ainda a data concreta para o início das suas funções. Foi-nos transmitido que se espera que o processo possa estar concluído até ao final do presente ano.

Sobre a Sr.ª Dr.ª Waleska Leal, em Janeiro deste ano, numa altura em que existia a possibilidade de realizar contratos de trabalho directamente com os médicos, foi proposto à ARS-LVT a contratação directa da Doutora, não havendo qualquer resposta até ao presente momento. Não deixa de haver a esperança que exista uma resposta positiva por parte da administração no futuro.

Entendendo que a nossa unidade de saúde tem condições para receber mais médicos e que a população do Samouco tem essa carência, a Junta de Freguesia fez sentir essa necessidade, tendo a mesma sido partilhada pelo Sr. Director do ACES, admitindo que uma solução poderia passar por um médico a tempo inteiro e outro a meio tempo.

Foi também garantido que o Centro de Saúde do Samouco não vai fechar as suas portas. E no que depender deste executivo, tudo será feito para que a população não seja esquecida e tenha todas as condições que são nossas por direito e que fomos conseguindo ao longo destes últimos anos. Ter um médico de família a tempo inteiro é uma delas e também prover a nossa unidade de saúde de mais e melhores condições médicas.

Enviamos também um agradecimento especial à Comissão de Utentes do Samouco, que está connosco nesta luta.

 

A Junta de Freguesia do Samouco

Anterior Recreio da Escola Primária tem novas balizas

Deixe o seu Comentário

Praça da Liberdade, 8
2890-209 Samouco

Seg-Sex 9h-12h30, 14h-17h30

Subscreva a nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre tudo o que se passa na sua freguesia.

Powered by: lunabroadcasting.net | © 2023 Junta de Freguesia do Samouco