“Em cada esquina um amigo,
Em cada rosto igualdade
Grândola, Vila Morena,
Terra da Fraternidade”
À meia noite e vinte minutos do dia 25 de Abril de 1974, “Grândola Vila Morena”, canção de Zeca Afonso foi transmitida pela Rádio Renascença como sinal para confirmar o início da revolução. Foi a segunda senha escolhida pelo Movimento das Forças Armadas e é, a par de “E depois do Adeus” de Paulo de Carvalho, símbolo da Revolução dos Cravos, a revolução que marcou o início da democracia em Portugal.
É isso que representa esta data histórica de 25 de Abril: o fim da ditadura, o início da liberdade!
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Junta de Freguesia, em conjunto com outras entidades e forças vivas do Samouco, organizou uma série de actividades com vista à celebração daquele que é o feriado mais importante do país, a nível histórico e também social.
As celebrações começam no dia 22 de Abril, domingo com o Concerto da Liberdade, pelo Coral Samouco da Sociedade Filarmónica Progresso & Labor Samouquense, a decorrer às 16h00 no Salão Nobre da Junta de Freguesia.
Na véspera de feriado, 24 de Abril, a partir das 22h00, realiza-se na Praça da República (Largo da Igreja), a Noite Musical com a Grupo “Som de Mais”, que, à semelhança do ano passado, contará com um churrasco oferecido pela Junta de Freguesia.
No dia 25 de Abril, às 10h00, na Praça da Liberdade, realizar-se-á o Hastear das Bandeiras ao som do Hino Nacional “A Portuguesa”, cantada pelas crianças das escolas da freguesia. Após essa cerimónia, serão distribuídos cravos pelos presentes.
Segue-se depois, com início às 10h15, a Manhã Infantil, com pinturas, jogos tradicionais, insufláveis e karts.
Às 15h00 haverá arruada da Banda Filarmónica Progresso & Labor Samouquense pelas ruas do Samouco, terminando com um concerto no Coreto.
As festividades continuam no dia 27 de Abril com a iniciativa “Abril na voz das crianças”, com a entoação de poemas e músicas, pelas 10h30 na Praça da República.
As celebrações do 25 de Abril terminam dia 29 com o Torneio de Jogo de Malha de Banco, às 15h00 na Praça da República.
Consulte aqui toda a programação: